Terca-Feira, 26 de Setembro de 2017
Siga-nos i-facebook i-instagran

Como abrir uma pequena empresa ou micro empresa

 

Publicado em 04/11/2013

 

Abrir uma empresa exige um conjunto de conhecimentos e habilidades. Para ter seu próprio negócio, é preciso entender sobre o mercado, sobre o seu público-alvo e planejar tudo com muita atenção. Uma boa administração requer inteligentes estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e muita criatividade e inovação, porque, independentemente do ramo, a concorrência está cada vez mais crescente.

No entanto, se você já escolheu o seu ramo de negócios e quer abrir uma pequena ou micro empresa, mas ainda não sabe por onde começar, confira alguns passos essenciais que te ajudarão com isso:

Que tipo de negócio abrir?

Se você quer empreender, mas não sabe como, você deve então realizar uma pesquisa sobre ideias, tipos e ramos de negócio. Com isso, você descobrirá o que é preciso para montar uma empresa e o tipo que mais combina com o que você quer. Você pode pesquisar no SEBRAE, que é um ótimo esclarecedor de dúvidas e apoiador de empreendedores iniciantes.

Vai empreender pela primeira vez?

Para tornar um negócio realidade, você precisa ter um perfil de empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios.

Inspire-se

Para você alcançar o sucesso com sua empresa, o primeiro passo é descobrir se você já tem as características de um empreendedor. Para saber isso, faça uma autoanálise sobre o que você gosta e o que já realizou que foi um sucesso.

Adquira informações

Para abrir uma pequena empresa, você precisa coletar informações para ter auxílio consistente para o negócio. Faça um levantamento sobre tudo: valores, mercado, casos inspiradores, casos de fracasso, etc., e veja o que deve ou não fazer.

Faça um plano

Uma das principais iniciativas é organizar as informações coletadas e colocá-las em prática. Para isso, você deve criar um planejamento e construir o plano de negócios para definir estratégias e posicionar corretamente sua empresa no mercado.

Realize consultas 

Não basta apenas abrir a empresa e colocá-la para funcionar. Você precisa realizar consultas no mercado para entender sobre como o seu negócio lhe trará retorno financeiro.

Crie uma identidade

Sua empresa precisa ter uma característica, uma cara. Portanto, é imprescindível trabalhar a imagem visual e a marca do seu negócio. Você deve começar com a criação de um logo e, a partir daí, desenvolver materiais de marketing.

Registre a empresa

A última etapa na inauguração de um negócio é registro. No site do SEBRAE, você consegue encontrar tudo o que precisa para registrar sua empresa e deixá-la em dia com a lei.

Esses são apenas alguns detalhes básicos de cada passo para você abrir uma empresa. Se aprofundando em cada um, você verá que muita coisa deve ser feita, mas, com planejamento e estratégias certas, seu negócio será um sucesso.

 

Depoimento de cliente

Logo Edjany Gouveia
Cliente: Edjany Gouveia
Estado: PE
Empresa: Essencial
Ramo: Acessorios

Em primeiro lugar, parabéns a vocês pelo comprometimento com o cliente, pois não esperava receber tão rápido este retorno. Todo o trabalho ficou muito bom.... parabéns a todos da equipe. Obrigado pela paciencia..

Veja outros artigos: