Sábado, 22 de Julho de 2017
Siga-nos i-facebook i-instagran

Significado das cores em um logotipo

 

Publicado em 21/08/2013

 

No momento de desenvolver um logotipo ou material de divulgação da sua marca, escolher a cor adequada é muito importante. Para cada área de negócio existe uma cor ideal, que vai nortear a proposta e a imagem que a empresa quer passar. Pode não parecer, mas as cores podem influenciar as pessoas, porque quando observadas através da visão, conseguem chegar até o cérebro e provocar diferentes reações nos indivíduos. Portanto, é imprescindível analisar o tipo de negócio e relacioná-lo com a cor do logo, para atingir da melhor forma o público alvo.

Veja alguns significados e aplicações das principais cores.

Vermelho

Simboliza o perigo, paixão, fogo, sangue guerra e conquista. Essa cor é estimulante e energizante, por isso é indicada para marcas que sugerem calor, energia e vitalidade, como academias, lojas de chocolate e queijos, restaurantes e fast food.

Laranja

Significa coragem, estímulo, fortaleza, atração, gentileza, tolerância e prosperidade. O laranja estimula o apetite e a vontade de aquisição, com efeito menos agressivo que o vermelho. É uma cor muito usada por empresas que vendem serviços, como internet, treinamentos, transportes e canais de TV.

Amarelo

Representa a luz, a criatividade, as ideias, o conhecimento, a inovação e a realização. O amarelo estimula a psique, despertando a atenção. Por isso é indicado para lojas de roupa e acessórios. Usado com o vermelho e laranja estimula a fome, sendo muito aplicado nas redes de fast food.

Verde

Simboliza a natureza, vida, energia, fertilidade, juventude e crescimento. O verde facilita a concentração, mantendo uma sensação agradável e equilibrada, o que possibilita a boa capacidade de julgamento sobre a proposta apresentada com o logotipo. A cor é ideal para representar marcas ou produtos associados à natureza.

Azul claro

Significa fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranquilidade. O azul claro é muito usado em logotipos de parques de jazigos, cemitérios e hospitais. Por ser fria, a cor também tem muito espaço nos logotipos de empresas de engenharia e tecnologia. É ótima para envolver as pessoas, dando a sensação de aconchego e facilitando a compenetração em temas.

Azul escuro

O azul escuro representa determinação, confiança, superioridade e autoestima, por isso é visto em muitas empresas líderes em seus mercados. É indicado para organizações de linhas aéreas, academias de ginástica, centros de recuperação e igrejas.

Preto

O preto significa introspecção. Portanto, deve ser utilizado com muito cuidado em logotipos, para não transmitir melancolia, depressão, tristeza, confusão ou medo. Quando misturado com o vermelho, o preto transmite a sensação de inovação, podendo ser aplicado em logos de empresas que demonstram compromisso para crescer no mercado.

Prata

O prateado dá a sensação de equilíbrio e estabilidade, por ser o meio termo entre o branco e o preto. Essa cor é muito utilizada por empresas que estão mudando de logotipo, para neutralizar ou cancelar imagens anteriores que não servem mais aos propósitos do negócio.

Violeta

Representa a dignidade, devoção, sinceridade, festividade e espiritualidade. É uma cor que transmite luxúria, por isso é muito utilizada para lojas de lingerie e vestuário. A cor violeta também é ideal para ser aplicada em logotipos de empresas farmacêuticas e remédios, porque está associada à vida eterna.

Dourado

O dourado desperta novas esperanças, transmite alegria e leveza. A cor produz a sensação de brilho e constrói confiança, persuasão e inteligência.  É muito usada em logos de empresas criativas, como agências de publicidade, principalmente unida ao amarelo.

 

Depoimento de cliente

Logo Edjany Gouveia
Cliente: Edjany Gouveia
Estado: PE
Empresa: Essencial
Ramo: Acessorios

Em primeiro lugar, parabéns a vocês pelo comprometimento com o cliente, pois não esperava receber tão rápido este retorno. Todo o trabalho ficou muito bom.... parabéns a todos da equipe. Obrigado pela paciencia..

Veja outros artigos: